Afinal, o que é Wi-Fi por dtctelecom

Um termo muito falado no dia a dia é o Wi-Fi, neste conteúdo vamos falar um pouco mais e explicar como as redes funcionam.

Postado em 13 de dezembro de 2018

126 visualizações


As redes Wi-Fi estão presentes por toda parte em nosso dia, como restaurantes, shoppings, aeroportos e até mesmo na casa dos amigos, não é? Mas você sabe como funcionam as redes sem fio?

O Wi-Fi é uma abreviação da expressão “Wireless Fidelity”, que significa fidelidade sem fio, em português. Também conhecido wireless, o Wi-Fi é uma tecnologia de comunicação que não faz uso de cabos, e geralmente é transmitida através de frequências de rádio, infravermelhos etc. Algumas pessoas confundem Wi-Fi com internet gratuita, o que é um engano.

Apesar de o termo Wi-Fi ser uma marca registrada pela Wi-Fi Alliance, a expressão hoje se tornou um sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11, que permite a conexão entre diversos dispositivos sem fio.

Como as redes Wi-Fi funcionam

As redes funcionam através de ondas de rádio. Elas são transmitidas por meio de um adaptador, o chamado “roteador”, que recebe os sinais, decodifica e os emite a partir de uma antena. Para que um computador ou dispositivo tenha acesso a esses sinais, é preciso que ele esteja dentro um determinado raio de ação, conhecido como hotspot. Este raio de ação pode variar de acordo com o roteador e a antena utilizada, além disso fatores como paredes e outros conexões eletrônicos podem interferir na qualidade do sinal emitido através da rede Wi-Fi.


Conexão por toda casa
Principal equipamento da rede interna, o roteador Wi-Fi é responsável por propagar o sinal wireless. Atualmente, existe no mercado uma infinidade de marcas e modelos, mas, se o objetivo for o máximo de cobertura na casa, alguns pontos têm que ser levados em consideração na hora da compra, como por exemplo, potência do roteador e o local onde será colocado como ponto de propagação do sinal

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e saber de informações do mundo da tecnologia.